A maioria das lojas virtuais sofre influência das datas comemorativas. Dia das Mães, Dia dos Pais, Namorados, Dia das Crianças e o Natal são as principais datas especias e que praticamente todo e-commerce deverá aproveitar de alguma forma.
Dependendo do seu nicho de atuação, algumas datas serão mais importantes do que outras, com exceção do natal que é a principal época de compras do ano.
Para que você consiga aproveitar e aumentar ao máximo as vendas do seu e-commerce nestas datas, é necessário um planejamento antecipado. Suas ações de marketing, compra de estoque e personalização do site por exemplo, deverão ser pensadas com no mínimo 1 mês de antecedência. O ideal é que você já faça todo o planejamento no início do ano.
Lembre-se que no e-commerce existe o prazo de entrega. Portanto seus clientes devem comprar normalmente 2 semanas antes da data especial para que a encomenda chegue a tempo. Normalmente em todas as datas comemorativas as vendas acabam ocorrendo também na semana dela e na posterior, com excessão do natal por ser no final do ano.
O período do natal que mais ocorrem vendas é de 15 de novembro a 20 de dezembro. Em outubro, logo após o Dia das Crianças, já é recomendado começar a efetuar as compras de estoque para o natal, principalmente dos principais produtos do seu catálogo. Lembre que se você deixar para comprar muito em cima da data podem ocorrer atrasos dos seus fornecedores em função do grande volume de pedidos.
Analise quais são as principais datas comemorativas do seu negócio, veja se existe alguma particularidade e planeje suas ações com antecedência. A gestão do seu estoque também será fundamental para evitar compras em excesso, principalmente de produtos temáticos da data, e também em função do seu fluxo de caixa pois uma compra muito antecipada ou tardia demais poderá comprometer o capital de giro e as vendas do seu negócio.