Estamos sempre apresentando para você diversos modelos de negócios online.
No blog, na categoria Ideias de Negócios Online você irá encontrar esses modelos, com dicas do planejamento para montar uma loja virtual.
A gestão financeira no e-commerce é fundamental para o sucesso da sua loja.
Abaixo você encontra a planilha financeira para e-commerce que criamos com base na nossa experiência. A ideia é que você utilize ela para uma gestão mais estratégica da loja virtual.
Além da parte financeira você irá encontrar mais 3 abas para gestão do catálogo de produtos (Precificação e Curva ABC) e o demonstrativo de resultados (DRE) .
Financeiro
1 – Catálogo de produtos
O primeiro bloco da planilha é sobre as condições de custo, preço e margens do seu catálogo de produtos.
Na primeira coluna você pode utilizar apenas uma linha caso sejam as mesmas condições para todo o catálogo.
Se tiver margens e custos diferentes em determinadas categorias elas podem ser separadas também em cada linha.
Inserindo o preço de venda médio e o custo, a margem bruta será automaticamente calculada.
Margem Bruta: (Preço de venda)/(Custo do produto) – 1 x 100
Ex: 100/40 -1 = 1,5 x 100 = 150%
A última coluna é a participação da categoria no total do catálogo de produtos.
2 – Custos Variáveis
Os custos variáveis são custos que variam diretamente conforme as vendas.
Podemos considerar:
Pagamentos: taxa de pagamentos da operadora de cartão de crédito e custo com emissão de boletos
Marketplace: se você vende em algum marketplace pode inserir a comissão cobrada
Impostos: impostos do simples nacional
Embalagens: custo médio com as embalagens e proteções de cada pedido.
Insira as porcentagens correspondentes na primeira coluna e, na segunda, em qual percentual do faturamento aquele custo incide.
Na última coluna terá o custo médio por produto de cada item e, na tabela logo abaixo, o custo variável total.
3 – Margem de Contribuição
A margem de contribuição é o valor que sobra em cada venda, tirando o custo do produto e os custos variáveis.
Esse valor é o responsável por pagar os custos fixos da empresa e o seu pró-labore.
MC: Valor de Venda – Custo do Produto – Custos Variáveis
Ex: R$120,00 – R$60,00 – R$24,00 = R$36,00
4 – Custos Fixos
Como o próprio nome diz, são custos fixos, que não variam diretamente em função das vendas.
Exemplos de custos fixos:
Marketing: seu orçamento de marketing digital
Agência: custos com agências de marketing
ERP: sistema de gestão online
Plataforma: mensalidade da plataforma de e-commerce
Contabilidade: custo do contador
Estrutura: luz, água, internet, telefone, etc
Email-mkt: custo da plataforma de envio de e-mails
Frete: custos com frete
5 – Análise
No bloco 5 vamos calcular o ponto de equilíbrio, lucro e faturamento necessário com base nos dados anteriores.
Ponto de Equilíbrio
É o valor necessário para sua loja pagar todas as contas, ou seja, ela sai do prejuízo e consegue se sustentar sozinha.
Ponto Equilíbrio: (Custos Fixos / MC) x Valor de Venda
Ex: (R$5.000,00 / R$36,00) x R$120,00 = R$16.666,67
Nesse exemplo, mantendo-se essa estrutura de custos, você tem que faturar quase 17 mil reais por mês para chegar no ponto de equilíbrio.
Para calcular o lucro basta inserir o percentual desejado que a fórmula irá retornar com o faturamento necessário e o lucro correspondente.
Negócios com margens brutas próximas a 100% tendem a ter lucro líquido entre 15% e 25%. Para margens menores, de 30%, 40% o lucro líquido fica entre 5% e 10%.
Simulação de Cenários
Simulação de cenários que você poderá ver projeções otimistas e pessimistas, possibilidade de alteração das formas de recebimento e também de compra de estoque.
Fluxo de Caixa
A análise do fluxo de caixa é uma previsão de receitas e despesas no primeiro ano da operação.
Como já temos os custos do produto, fixos e variáveis basta inserir a previsão de faturamento que a planilha irá calcular o total de cada mês.
Quando os totais de cada mês ficam no negativo significa que a empresa ainda não consegue pagar todas as contas. Assim você terá que assumir essa diferença, que é conhecida como Capital de Giro.
Essa previsão é feita em cima dos investimentos de marketing e particularidades do negócio.
A forma de pagamento também irá influenciar no fluxo de caixa. Se você oferece parcelamento em 6x sem juros, por exemplo, você deverá receber muitas compras parceladas dentro dessa condição.
Portanto essa estimativa irá variar e é fundamental que você faça esse controle mensalmente. O ERP irá te ajudar a registrar todos os custos e você pode utilizar a planilha de forma mais estratégica, para prever cenários diferentes.
Investimento Inicial
Estoque Inicial
É o calculo do valor inicial do estoque.
EI: Custo Produto x Skus x Quantidade
Ex: R$60,00 x 500 x 3 = R$90.000,00
Site
São os investimentos na construção do site, como logo, layout e cadastros de produtos. Você pode considerar também alguma ação de marketing para lançamento da loja virtual
Investimento Inicial
É a soma do capital de giro, estoque, site e é importante considerar um valor de reserva. Lembre-se que o capital de giro você irá precisar mês a mês, de acordo com a necessidade. Portanto não precisa ter o valor inteiro no início da operação, apesar de ser recomendado.
DRE
Demonstrativo de resultados para análise do balanço financeiro da sua loja virtual.
Precificação
Utilize a margem de contribuição em conjunto com o histórico de vendas de cada produto para definir a estratégia de precificação ideal do catálogo de produtos.
Curva ABC
Esse conceito é um dos mais importantes para administração do seu catálogo de produtos. A Curva ABC ou 80-20, é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, na Itália, no século XIX, num estudo sobre a renda e riqueza, ele observou uma pequena parcela da população, 20%, que concentrava a maior parte da riqueza, 80%.
Com base nas vendas de um período você pode classificar todo o catálogo em 3 faixas:
Classe A: são os produtos que correspondem a 80% das vendas
Classe B: são os produtos que correspondem a 15% das vendas
Classe C: são os produtos que correspondem a 5% das vendas
Com isso você poderá identificar quais são os melhores produtos e como trabalhar os acessórios ou produtos complementares.
A divisão sugerida de 80%, 15% e 5% pode ser alterada conforme as características do negócio.
Conclusão
O planejamento financeiro de um e-commerce assim como de qualquer empresa é fundamental para o seu sucesso. Entretanto muitas vezes é difícil estimar alguns itens antes da sua loja virtual estar no ar. Procure simular diferentes cenários e criar uma linha de planejamento inicial para ter como base. Dificilmente você conseguirá prever tudo que irá acontecer mas, com esse exercício, certamente você saberá o que fazer nos momentos de dificuldades e nos de sucesso também.
adrielly
Oi,
Marcio
Desejo as planilhas financeiras desse artigo.
desde já agradeço.
Marcio Tucunduva
Boa tarde Adrielly,
Encaminhei no seu email.
Aline
Bom dia,
Não estou conseguindo receber a planilha..
Pode me encaminhar por favor? Obrigada e parabens pelo trabalho.
Marcio Tucunduva
Bom dia Aline, tudo bem?
Já encaminhei para o seu email.
Fico a disposição.
Alex
Olá, minha planilha não tem a aba marketing, onde encontro?
Marcio Tucunduva
Olá Alex,
Te enviei por email uma versão anterior da planilha que tem essa aba.
Um abraço!
Roberio Alves
Qual o preço da planilha e como compra-lá?
Marcio Tucunduva
Bom dia Robério, tudo bem?
A planilha é gratuita e você pode baixá-la preenchendo o formulário no início do artigo, ok?
Qualquer dúvida fico a disposição.
Beatriz
Acabo de baixar a planilha. Deveria ter uma aba com o nome de MARKETING?
Marcio Tucunduva
Bom dia Beatriz, tudo bem?
Na verdade essa planilha está apenas com os dados financeiros.
Vou te encaminhar uma outra com as métricas de marketing, ok?
Qualquer dúvida fico a disposição.
Luis Fernando Mello
Bom dia, como faço para obter a planilha?
Marcio Tucunduva
Boa tarde Luis, tudo bem?
É só preencher o formulário no início do artigo que vc vai receber por email, ok?
Qualquer dúvida fico a disposição.
Vinicius
Boa tarde, Marcio, excelente artigo!
Porém, não há nenhum formulário ou botão para baixá-la. Não aparece nada abaixo de “Faça o download gratuito da planilha:”.
Marcio Tucunduva
Olá Vinicius, tudo bem?
É só preencher os dados no formulário que vc irá receber o link, que também é enviado por email.
De qualquer forma vou reencaminhar para o seu email.
Qualquer dúvida fico a disposição.
Marcio Tucunduva
Boa tarde Luis, tudo bem?
A planilha é enviada automaticamente por email, pode verificar se recebeu?
Que bom que tenha gostado e qualquer dúvida fico a disposição.
Luis Eduardo Acevedo
Boa tarde Marcio, não encontrei o link da planilha, tem como me encaminhar por email meu caro?
Parabéns Marcio, muito bom o seu modelo de planilha de gestão financeira, muito esquecem desse ponto fundamental num projeto de ecommerce!
Muito obrigado!
Att,
Luís Eduardo Acevedo
Quanto vale cada visita no seu site? E-commerce na Prática
[…] base nessa análise você pode jogar esses dados na planilha financeira e fazer simulações para estimar novos investimentos em cada canal, o custo disso e quanto você […]