O mercado de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal sempre esteve em crescimento, mesmo em épocas de crise. O setor é menos afetado por fatores macroeconômicos pois o consumidor, quando não consegue comprar itens de maior valor, acaba substituindo por produtos do setor.
Além disso é um setor de grande competitividade pois existem diversas marcas e opções para cada tipo de produto, sendo muito desafiador para o empreendedor. Segundo a ABIPECH o brasil já é o segundo maior mercado consumidor neste setor.
No mercado já existem nichos que começam a se destacar como para o público masculino (expectativa de serem os líderes no consumo de cosméticos até 2019), multiculturais com produtos para diversos tons de peles e também para as minorias.
O setor de cosméticos no e-commerce é o quarto em volume de pedidos, correspondendo á 10% do total, atrás apenas dos segmentos de moda, eletrodomésticos e telefonia.
Veja no artigo abaixo os principais itens para montar uma loja virtual de cosméticos.
Modelo de Negócios
O conceito do Business Model ou Modelo de Negócios acima vem sendo muito utilizado por empresas de diversos setores. É uma metodologia fácil de entender e de aplicar no dia a dia da sua loja virtual de cosméticos.
Análise dos 9 blocos
Segmentos de Clientes
Os segmentos definidos são os públicos masculinos e femininos.
O setor de cosméticos abrange uma variedade muito grande de produtos. Portanto escolher uma categoria para atuar pode ser uma ótima opção, principalmente se o seu investimento precisa ser pequeno no início.
Nichos que começam a se destacar são o masculino e produtos para cabelos crespos por exemplo.
Outra sugestão é começar divulgando a loja apenas no estado que você reside ou em locais vizinhos para depois expandir para todo o Brasil.
Proposta de Valor
A necessidade de maiores cuidados com a saúde aumentou nos últimos anos. Isso tem por trás benefícios como maior qualidade de vida, bem estar e autoestima.
Esses benefícios traduzem o que pode ser considerado como proposta de valor da loja virtual de cosméticos.
Esse bloco é essencial para que você tenha sucesso no e-commerce. Procure estudar e perceber as principais necessidades dos clientes que você pretende atender.
As propostas de valor devem ser claras, podem ser mais de uma e você deverá utilizar na comunicação e nas ações de marketing da loja.
Canais
Ter um layout atraente e utilizar a plataforma adequada são fundamentais para um grande desempenho da loja virtual.
A questão das plataformas de e-commerce é muito discutida atualmente. Nós recomendamos o magento na solução SasS da Signashop.
É uma plataforma robusta, com integração com diversos sistemas (meios de pagamentos, frete, marketplaces, etc) e que você não precisa se preocupar com programação, hospedagem e detalhes técnicos como atualizações de segurança.
Abaixo segue um modelo de layout para lojas de cosméticos disponibilizado na plataforma. Caso o seu orçamento seja baixo o ideal é escolher um modelo como este e personalizar em cima, ajustando detalhes de cores e fontes de acordo com a logo.
Relacionamento com o Cliente
A comunicação e relacionamento com seu cliente pode ser estabelecido tendo como base dicas de beleza, tendências e como utilizar produtos e seus benefícios.
Esses temas podem ser utilizados nas postagem do blog, no site, redes sociais e campanhas de email-marketing.
Fontes de Receita
A fonte de receitas será a venda de produtos de beleza.
Aqui vale salientar um estudo de como o seu cliente gosta de comprar.
Dependendo do nicho de cosméticos que você escolher os clientes podem preferir mais o parcelamento sem juros no cartão do que outros meios, por exemplo.
Analise também a possibilidade de oferecer assinaturas de produtos. Procure identificar quais produtos o cliente vai precisar repor com frequência para montar pacotes mensais ou trimestrais.
Recursos Chave
São os recursos que você vai precisar ter para colocar a “engrenagem” dos cinco primeiros blocos para funcionar.
Podemos considerar os fornecedores, website, marca e principalmente o conhecimento de produtos de beleza, dos seus benefícios para cada segmento de cliente.
Além disso outros itens importantes são os recursos financeiros, com funcionários ou possíveis sócios da empresa e também com local para armazenamento de produtos.
Atividades Chave
Assim como nos recursos chave, o funcionamento dos blocos do lado direito do modelo irá gerar diversas atividades chave.
Podemos citar como principais a gestão do site, da logística e do marketing digital.
Dentro desses itens existem diversas outras atividades que você irá precisar fazer como preparação e envio de produtos, atendimento, contas a pagar e receber, criação de campanhas de marketing, medição de resultados, gestão do mix de produtos entre diversas outras.
Parceiros Chave
Os parceiros são empresas ou profissionais que podem te ajudar nas atividades e recursos chave do e-commerce.
Por exemplo, se você não tem experiência nenhuma com lojas virtuais pode ser interessante contratar um consultor para suprir esse recurso que você ainda não tem (conhecimento em e-commerce).
O marketing digital pode ser feito por agências especialistas nisso.
Na logística você vai depender dos correios e transportadoras para efetuar as entregas. Hoje já existem até empresas que fazem armazenamento, preparação e despacho das mercadorias com custos mais acessíveis para pequenas e médias lojas virtuais.
Portais, revistas e blogueiros especialistas em cosméticos e beleza também podem te ajudar na divulgação da loja.
Estrutura de custo
Todos os blocos do modelo irão gerar uma estrutura de custos necessária para a operação do e-commerce.
Podemos citar alguns custos que todo empreendedor terá como contabilidade, taxas e impostos, mensalidades com o site, custos com ferramentas de marketing digital e parceiros chave.
Os parceiros chave vale uma atenção muito especial. Se você tem um investimento baixo não adianta querer terceirizar a maioria das atividades da loja virtual. Você pode manter apenas os essenciais e o restante você mesmo terá que fazer.
Caso tenha maior disponibilidade pode valer a pena terceirar o marketing, logística, etc.
Planilha Financeira
Para te ajudar a entender um pouco mais do que é necessário para abrir uma loja virtual de cosméticos montamos uma exclusiva planilha financeira.
Com ela você poderá analisar melhor os custos envolvidos além de começar a se familiarizar com indicadores como taxa de conversão e ticket médio.
Atributos do Nicho
No gráfico acima você pode entender melhor os principais atributos do nicho de cosméticos online.
Para maiores detalhes leia o artigo Como Escolher um Nicho no E-commerce.
Plano de Negócios
O primeiro passo para montar uma loja virtual de cosméticos é fazer o Plano de Negócios.
Nesse planejamento inicial do e-commerce você irá conhecer itens detalhados do segmento como dados de mercado, lista de fornecedores, como as pessoas pesquisam na internet, custos atualizados na planilha financeira para se adequar a sua realidade de investimentos e muito mais.
Tendo todo o planejamento realizado podemos partir para a implantação da loja com maior tranquilidade e segurança de que o caminho escolhido é o melhor.