Abrir e gerenciar um e-commerce não é uma tarefa fácil. Este negócio aparentemente tão “lucrativo e fácil” exige muitas competências do empreendedor e muitas vezes você terá até mais trabalho do que gerenciar uma loja física.

Abri meu primeiro e-commerce em 2010 e, em 2013, resolvi criar o site “E-commerce na Prática”. Durante esses 3 anos aprendi muita coisa na prática, desde a criação de um site até a gestão de catálogo de produtos e atendimento ao cliente.

No começo aconteceram muitos erros de planejamento, vários aspectos do e-commerce que não tinha nem ideia de como funcionavam, o que me custou boa parte das reservas que tinha para disponibilizar no empreendimento. Na época não existiam muitos cursos sobre e-commerce, principalmente sobre gestão, e ainda hoje são poucos que abordam esse lado mais prático e “não lucrativo” do negócio.

No segundo ano da empresa de varejo, tive que praticamente refazer tudo o que tinha feito até então, pois o site não era adequado, as primeiras compras de estoque foram horríveis e não conhecia muito bem meus clientes. Nesse momento comecei a ter a exata noção que para se ter sucesso em um e-commerce, era preciso muito trabalho, dedicação e planejamento como qualquer outra empresa.

Aprendi também que não existe mágica. Assim como um negócio “físico”, leva tempo para você conseguir lucrar, ter uma boa base de clientes e uma marca reconhecida.

Em 2013 decidi que era hora de mudar e, com todo o conhecimento e dificuldades que passei nesses 3 anos, resolvi criar um site que abordasse essas dificuldades e que ajudasse o empreendedor a ter um noção melhor do que é um e-commerce. A maioria do conteúdo disponível aqui são oriundos dessas experiências e também são complementados pelas experiências de parceiros e clientes.

O objetivo é oferecer ao empreendedor um suporte para suas operações online, para evitar que erros básicos ou por falta de conhecimento aconteçam, favorecendo a prosperidade de sua loja virtual.

O E-commerce na Prática é e pretende continuar sendo um parceiro do empreendedor online, para que você possa ter sucesso mantendo sua loja virtual crescendo de forma sustentável e consciente.

Marcio Tucunduva