O primeiro passo para abrir uma loja virtual de sucesso é o planejamento.
Essa fase inicial nada mais é do que um estudo para que você consiga analisar todas as possibilidades de mercado, clientes, produtos e vários outros aspectos.
Isso ajuda a começar a entender as particularidades do mercado e principalmente sobre as necessidades do seu cliente. Além disso também ajuda a evitar esforços desnecessários e a melhorar o retorno dos seus investimentos.
O plano de negócios para e-commerce irá guiar todas as suas estratégias no início da operação e também deverá ser atualizado conforme os resultados obtidos na prática.
Plano de Marketing
A primeira parte do plano de negócios para e-commerce é o levantamento de dados de marketing. Nessa etapa serão levantados os principais dados do negócio como:
– Canvas: criação do modelo de negócios e perfil de clientes
– Google: pesquisa de palavras-chave, tendências, buscas por regiões e dispositivos
– Produtos e fornecedores: definição do catálogo de produtos, lista de fornecedores, análise de concorrentes
– Canais de Marketing: Conceitos e definição de orçamento para cada canal (google, conteúdo e SEO, redes sociais, marketplaces, email-mkt, etc)
– Projeção de Vendas: Projeções de vendas e retorno dos investimentos em marketing para os 3 primeiros anos da loja
– Métricas: Indicadores para a gestão da loja como ROI, LTV, CAC, além de indicação de ferramentas para medição de resultados
Plataforma de E-commerce
Nessa etapa do plano de negócios oferecemos nossa visão da plataforma de e-commerce mais adequada ao seu negócio. Fazemos a descrição do sistema, seus benefícios e ainda sugerimos modelos de layout e funcionalidades adicionais para serem implementadas no futuro.
– Escolha da plataforma: Tipos de plataformas existentes no mercado, conceitos e indicação da mais adequada para o momento do negócio
– Layout: Pontos importantes para definição do layout, indicação de agências de desenvolvimento
– Funcionalidades: principais funcionalidades da plataforma e integrações com outros sistemas
– Suporte: como é feito o suporte na plataforma escolhida, o que está incluso e principais restrições do sistema
– Pagamentos e Frete: conceitos e tipos de meios de pagamentos, sistemas de frete e como se integram na plataforma
– Orçamento: definição de todos os custos envolvidos no setup, layout e mensalidade da plataforma
Logística
A logística para e-commerce é uma etapa muito importante na operação. No plano de negócios abordamos os principais conceitos para você estruturar a logística e também buscamos opções alternativas como a logística terceirizada, entregas urbanas, transportadoras, etc caso seja pertinente ao negócio.
– Fluxo Logístico: conceitos de como funciona a logística: armazenagem, separação, embalagem, envio e frete
– Transportadoras: lista de transportadoras e sistemas para cotação de frete
– Terceirização: conceito e indicação de empresas para terceirização da logística
– Embalagens: indicação de empresas para compra de embalagens e acessórios necessários
– Integrações e ERP: como realizar o controle de estoque, contas a pagar e receber, integração com correios, etc
Plano Financeiro
Nessa etapa abordamos toda a parte financeira através de um planilha financeira para e-commerce exclusiva, onde inserimos todos os custos e investimentos necessários e que você poderá simular diversas situações diferentes.
– Planilha Financeira: ferramenta exclusiva para análise financeira de todo o negócio, incluindo fluxo de caixa e DRE
– Custos Fixos e Variáveis: levantamento de margens bruta, líquida e dos custos fixos e variáveis
– Investimento Inicial: levantamento de todos os custos necessários para início da operação
– Lucro e Ponto de Equilíbrio: análise de lucro, faturamento, capital de giro e ponto de equilíbrio
– Fluxo de Caixa: fluxo de Caixa projetado para os 3 primeiros anos de operação da loja virtual
– Simulação de Cenários: simulação de cenários projetado, otimista e pessimista, além de vendas parceladas e compra de estoque
PLANO DE NEGÓCIOS PARA E-COMMERCE
Serviços Inclusos